Páginas

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Pra um amigo represado

Bom, só de te chamar de represado, já podemos imaginar a possível tragédia que isso representa. Uma hora, meu amigo, as coisas saem. Uma hora a terra e as pedras e as raízes são incapazes de segurar o que guarda. Depois de você, tudo há de virar lama, varrido pelo seu tsunami de lágrimas. Então relaxe e vamos começar a abrir caminho para isso seguir. Somos rio. Oceano é pra desaguarmos. 
É óbvio que muita gente foi responsável para esse seu estado de represa. Todos os amigos que te olharam diferente, que te disseram o que e como fazer sem respeitar seus desejos, que misturou liberdade em falar com crueldade na forma (esses existem aos montes), que te fizeram desacreditar naquilo que você, empiricamente, já havia experimentado.
Bom, todos temos limitações. Todos. E precisamos tomar cuidado para não sermos pra eles o que eles foram pra você. Não devemos desejar ser opressores. Mas devemos desejar abrir mão de toda opressão que nos é empregada. 
Nunca, mas nunca mesmo, abra mão da sua liberdade. Nunca! O que você deseja para você mesmo é mais importante que qualquer outra coisa. O que você quer ser, deseja estar, sente que precisa fazer, é seu. Não existe guru, amigo, pai, mãe que possa fazer isso por você. Não abra mão de você. Afinal, essa foi uma das coisas que mais te deixaram assim, essa represa.
Todas as nossas escolhas tem consequências, mas sempre prefira perder os outros a se perder de si. Os outros precisam encontrar os caminhos deles como você precisa encontrar os seus. Às vezes o desencontro acontece. Não se culpe. E, por favor, não culpe os outros. São só escolhas diferentes e, consequentemente, caminhos diferentes. 
Você, provavelmente, na busca por você mesmo, vai perder as pessoas que você mais ama, mais respeita, mais confia. Há momentos em que vai se sentir sozinho, sem um ombro pra chorar... mas quando somos rio, continuamos descendo a serra, e uma hora as coisas mudam. Como represa não. Água parada tem vida, mas não a sua. E sobre as perdas, o tempo já se encarrega de fazer isso mesmo, vá ser seu.
No mais, conte comigo, pro que der e vier. Vou me perdendo por aí, se sumirmos, será ótimo saber que descemos rios diferentes. E vai ser muito bom te reencontrar lá no mar. Um cheiro.

P.S.: Ah! NUNCA se responsabilize mais com os outros que com você. Você tem responsabilidade consigo mesmo e cada um de nós que não somos você temos conosco. Você pode nos ajudar em muita coisa, mas não deixe que pensemos que não podemos viver sem você. Porquê podemos e, em muitos casos, devemos.

quinta-feira, 7 de abril de 2016

Cansado


"Tem dias que a gente se sente como quem partiu ou morreu".
Acabou de acordar, seus desejos não são mais seus.
Chora por dentro. Sorri com os dentes amarelados...
Uma hora explode, ou é partícula universal,
que cabe todos os pesos do mundo num sorriso lacrimal?

Cansei.