Páginas

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Pra um amigo preocupado

É normal se preocupar com os outros, né? Ou com uma situação que queremos muito que aconteça, inclusive com os outros. E nessa preocupação, a gente despende muita energia num desejo nosso pra que tudo aconteça como nós queremos. É uma mania nossa, coisas de gente mesmo, transferir nossos desejos para os outros. Isso acontece com mais frequência que eu possa imaginar. 
Eu dependo de um monte de coisa pra fazer minhas coisas, mas não quero depender de um monte de gente, no sentido sensível da palavra, pra realizar o que preciso. Não é porquê minha melhor amiga quer alguma coisa de mim que eu preciso fazer. O que as pessoas esperam de nós não necessariamente é o que queremos de nós mesmos e isso tem que deixar de ser um peso. 
Agora, um ponto potencialmente polêmico, mas espero que me entenda: você precisa parar de rezar por alguém sem que a pessoa saiba pelo quê você está rezando pra ela. Se a oração (transfira essa palavra pra sua crença, reza, mandinga, pedido...) tem um poder tanto sobre quem realiza quanto sobre a quem se destina, é muito perigoso. Você que faz sem o consentimento da pessoa pode estar interferindo sobre a liberdade dela de desejar o que quer que seja pra ela mesma. Não sejamos mais egoístas ao ponto de querermos decidir sobre os desejos de alguém. Assuma pra você mesmo que até você fica em dúvida, de vez em quando, se está com fome. 
Outro dia, por exemplo, me peguei querendo que uma amiga que mora longe estivesse aqui em Goiânia, fazendo faculdade, morando sozinha... e no meio desse desejo eu fui falar com ela e descobri que ela não queria nada disso, ela estava feliz no lugar, satisfeita com o que estava fazendo e muito completa morando com quem estava. Fiquei feliz por ela e descobri ali, naquele momento simples, que o que eu desejo para os outros, por mais certo e melhor que possa parecer, não é o que os outros querem ou esperam para si próprios. E que preciso tomar cuidados com o que eu transfiro de desejos para o outro.
Pro ano que vem e todos os outros que ainda nos esperam, que consigamos ter consciência dos nossos sonhos. E que tomemos consciência também dos sonhos dos outros e aceitemos que eles podem sim ser diferentes dos nossos. E rezemos menos e façamos mais. Uma conversa frente a frente com alguém pode ser mais eficaz que qualquer conversa com Deus. Afinal, seu problema não é com Ele. 
Cheiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário