Páginas

sábado, 24 de julho de 2010

Se o Papa lhes usasse o banheiro...

Uma história sobre sonhos... e outros milagres.

E mesmo que conte a história real de uma tremenda falta de sorte... falta de sorte é não ter alguém que, mesmo depois do desastre que fizera, ainda te abraça nas futuras ideias.

El Baño del Papa (Brasil / Uruguai / França , 2007), filme dirigido por Henrique Fernádez e César Charlone, conta a história de Beto, um uruguaio residente em Melo (UY), 'bagayero' que vive a trocar mercadorias pela fronteira. Em 1988, quando o Papa João Paulo II vem visitar sua cidade, tem a ideia de construir um banheiro para que os peregrinos de outras regiões possam utilizar, pagando pelo serviço.
Como Beto, várias outras famílias investiram em negócios para o dia da visita de João Paulo II, principalmente comes e bebes. Esperavam cerca de 50.000 pessoas, principalmente brasileiros. Que frustração! Por que? "Até os dias de hoje, a data simboliza a maior calamidade econômica na memória dos habitantes do vilarejo.  Toda a comida e bebida não foram consumidas e, portanto foram doadas ou simplesmente desperdiçadas". Somente cerca de 8.000 pessoas foram ao evento.
Não gosto de filmes que me fazem ficar com raiva ou coisa do tipo, mas esse... 
Faltando cerca de 5 minutos para terminar o filme, a história muda de rumo e mostra que, nos momentos mais difíceis, nas horas mais preocupantes, sempre acontece um milagre. E mesmo que passe despercebido, sempre houve esperança e amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário