Páginas

sexta-feira, 16 de julho de 2010

"Você está proibido de ser miserável"*

                                                                                Foto retirada do site http://tinyurl.com/27fwrkr

Hoje estive lendo uma matéria na Carta Capital sobre o tratamento que moradores de rua estão tendo em alguns bairros de, principalmente, São Paulo.
Gentrificação e "higienização" são termos utilizados na matéria e dizem respeito a tais situações. Medidas públicas que são tomadas para a 'eliminação' de moradores de rua em certas regiões de grandes cidades. A vontade de 'limpeza' desses bairros para que se tornem mais valorizados.
Quando estive em São Paulo para a Virada Cultural 2010 fiquei espantado com o número de moradores de rua, que, ou por coincidência ou por força maior, se instalaram em massa na Rua Gusmões, próxima à Av. São João (no núcleo do evento). Fiquei instalado em um hotel ali naquela rua e, era constrangedor observar a situação daquelas pessoas. Misturados a turistas e "com-tetos", os que viviam na rua tinham uma relação entre si ativa e pareciam realmente almas penadas (que assustam).
De pessoas loucas, famintas, drogadas a gente simples e bem humorada se via ali. Triste! Muito triste ter que passar por lá e perceber o descaso em que estão sujeitos.
Queria ter uma máquina fotográfica em mãos para mostrar o que não sai da minha cabeça até hoje: a imagem de um menino de, aproximadamente 10 anos, lavando o rosto, logo pela manhã em uma poça de água de esgoto. A água tinha um mal cheiro terrível que eu sentia do outro lado da rua.

* Marcel Bursztyn, na matéria da Revista Carta Capital**
** O link da matéria "Uma coligação higienista - Índio da Costa, a lei antiesmola e a restrição a mendigos em São Paulo ", por Cynara Menezes: http://tinyurl.com/3a2e7bj

Um comentário:

  1. Meu queridíssimo amigo Juca. Que saudades de você. Gostei do post, tocante. Quem dera se posse possível que as pessoas percebem com os mesmos olhos o que você pode ver. Digno.
    Mil saudades.
    Beijos!

    ResponderExcluir